Estrutura

Estrutura de Governança

A estrutura de governança do SinBiose foi desenvolvida buscando proporcionar um clima organizacional harmônico entre as diversas instâncias que contribuem, cada uma em seu papel, para o alcance de nossa missão institucional.

O Comitê Consultivo é responsável pela visão mais ampla. O seu olhar deve envolver as perspectivas da comunidade científica, dos financiadores, do governo e da sociedade representada. Tem a função de atuar como interface entre o SinBiose e a sociedade, captando as demandas e oportunidades, e auxiliando a direcionar o Centro para atuar em sintonia com as demandas, levando a produtos de impacto social relevante.

O Comitê Executivo é a instância decisória e operacional com a função de traduzir as propostas e ideias em ações concretas e efetivas, delineando parcerias e formas de atuação.

O Comitê Científico garante o olhar atual da comunidade científica nacional. Composto por representantes das cinco regiões do país, provê assessoria científica às demais instâncias do SinBiose.

A Gerência de Projetos atua promovendo o funcionamento do SinBiose no dia-a-dia. Sua função é facilitar a articulação entre as entidades parceiras e as diversas instâncias que compõem a estrutura de governança do SinBiose, bem como garantir as condições para o bom desenvolvimento das atividades do SinBiose.

Missão

Produzir sínteses de dados e conceitos de elevado padrão internacional, com ênfase em projetos que abordem problemas atuais em biodiversidade e serviços ecossistêmicos. O Centro deve gerar resultados socialmente relevantes e atuar como intermediário entre ciência e política, auxiliando no desenvolvimento de cenários, estratégias e soluções para a área. Deve atuar na identificação de lacunas de conhecimento e problemas ambientais emergentes.

Visão

Desenvolver legitimidade e visibilidade necessárias para tornar-se uma organização de referência, convergência e articulação das questões relacionadas à biodiversidade e serviços ecossistêmicos no país, em um mundo em que estaagenda esteja no centro das prioridades nacionais e globais.

Foco

Desenvolvimento de sínteses que possam fornecer informação qualificada para subsidiar tomada de decisão na área ambiental. Projetos de pesquisa de cunho mais teórico na fronteira do conhecimento também poderão ser apoiados.