O PRÊMIO - EDIÇÃO 2018

A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação, em 1951. O principal objetivo da bolsa era, inicialmente, despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados. Atualmente, a Iniciação Científica e Tecnológica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente e por quotas ao pesquisador PQ.

Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC-Af, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico - PIBITI. Os programas por quotas ao pesquisador são Iniciação Científica - IC e Iniciação Tecnológica Industrial - ITI. Os programas voltados para os estudantes do Ensino Médio e Fundamental são: a PIC-OBMEP, o IC-Jr/FAPs e o PIBIC-EM.

Para a edição de 2018

 

  • Nas categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica poderão ser indicados bolsistas do CNPq que tenham desenvolvido projetos no período de 1º de agosto de 2017 a 31 de julho de 2018.
  • O prazo limite para que o agraciado com o prêmio solicite a bolsa de mestrado será de 24 meses, contados a partir da  data da cerimônia de entrega do Prêmio.
  • A formatação do relatório do bolsista para apresentação ao Prêmio é a seguinte:
  •  Relatório do bolsista (relativo ao período de 1 de agosto de 2017 a 31 de julho de 2018), com no máximo 25 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12, espaçamento 1,5,

    contendo:

    - Título do relatório do bolsista;
    - Nome, e-mail e telefones do bolsista;
    - Nome, endereço, telefone, e-mail da Instituição de vínculo da bolsa;
    - Nome, e-mail e telefones do professor orientador e do coorientador, se for o caso;
    - Resumo;
    - Apresentação (introdução, justificativa e objetivos);
    - Desenvolvimento (metodologia e análise);
    - Conclusão (resultados da pesquisa), e
    - Referências Bibliográficas.

PRÊMIOS

  • prêmios

    1º - Categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica:

    • Quantia em dinheiro, ao bolsista agraciado por categoria e por cada grande área do conhecimento, no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais);
    • Uma bolsa de Mestrado ou Doutorado, no país, ao bolsista agraciado, por categoria e por cada grande área do conhecimento;
    • Uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação dos agraciados na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em 2019.

    Nota 1: O prazo limite para início da utilização da bolsa de mestrado ou doutorado será de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data da cerimônia de entrega do Prêmio. As bolsas serão implementadas, caso os agraciados atendam aos critérios normativos do CNPq.

     

  • prêmios

    2º - Categoria Mérito Institucional:

    • Um troféu para a instituição do PIBIC com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela CAPES.

    * Uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação do dirigente da instituição agraciada na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em 2019.

Notícias

SBPC 2018 - CNPq e o incentivo aos jovens na ciência

Na manhã da quarta-feira, 25, na EXPOT&C da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC), a importância do incentivo aos jovens na ciência como ferramenta de transformação social foi tema de palestra organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Ufersa é Destaque na Iniciação Científica

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, anunciou nesta quinta, dia 28, que a Universidade Federal Rural do Semi Árido (Ufersa) foi contemplada com o 15º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, edição 2017, na categoria Mérito Institucional. O anúncio foi feito pelo Presidente do CNPq, Mário Neto Borges, que ligou para o Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, informando a novidade.


Vencedores do Prêmio Destaque na Iniciação Científica serão conhecidos nesta terça-feira

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anuncia, nesta terça-feira (22), os vencedores do 15º prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica.


Conheça os vencedores da 14ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou os vencedores do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 14ª Edição. Coordenação de Comunicação Social do CNPq


CNPq lança 14ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

Para esta edição, a premiação foi ajustada para permitir ao agraciado a opção por uma bolsa de Mestrado ou de Doutorado no país. Serão aceitas inscrições realizadas de 04 de novembro de 2016 até 10 de março de 2017.