O PRÊMIO 

A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação, em 1951. O principal objetivo da bolsa era, inicialmente, despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados. Atualmente, a Iniciação Científica e Tecnológica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente e por quotas ao pesquisador PQ.

Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC-Af, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico - PIBITI. Os programas por quotas ao pesquisador são Iniciação Científica - IC e Iniciação Tecnológica Industrial - ITI. Os programas voltados para os estudantes do Ensino Médio e Fundamental são: a PIC-OBMEP, o IC-Jr/FAPs e o PIBIC-EM.

PARA A 18ª EDIÇÃO DO PRÊMIO

  • Nas categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica, poderão ser indicados bolsistas do CNPq que tenham desenvolvido projetos no período de 1º de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020.
  • A formatação do relatório do bolsista para apresentação ao Prêmio é a seguinte:
  •  Relatório do bolsista (relativo ao período de 1 de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020), com no máximo 25 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12, espaçamento 1,5, contendo:
  • - Título do relatório do bolsista;
    - Nome, e-mail e telefones do bolsista;
    - Nome, endereço, telefone, e-mail da Instituição de vínculo da bolsa;
    - Nome, e-mail e telefones do professor orientador e do coorientador, se for o caso;
    - Resumo;
    - Apresentação (introdução, justificativa e objetivos);
    - Desenvolvimento (metodologia e análise);
    - Conclusão (resultados da pesquisa), e
    - Referências Bibliográficas.

PRÊMIOS

  • prêmios

    1º - Categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica

    Quantia em dinheiro, ao bolsista agraciado por categoria e por cada grande área do conhecimento, no valor bruto de R$ 7.000,00 (sete mil reais);

    Uma bolsa de Mestrado ou Doutorado, no país, ao bolsista agraciado, por categoria e por cada grande área do conhecimento;

    Uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação dos agraciados na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em 2021.

    Nota 1: No ato do pagamento da premiação, o CNPq promoverá a dedução do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), nos valores explicitados, conforme legislação da Receita Federal.

    Nota 2: O prazo limite para início da utilização da bolsa de mestrado ou doutorado será de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data da cerimônia de entrega do Prêmio. As bolsas serão implementadas, caso os agraciados atendam aos critérios normativos do CNPq.

  • prêmios

    2º - Categoria Mérito Institucional:

    Um troféu para a instituição do PIBIC com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela CAPES.

    * Uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação do dirigente da instituição agraciada na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em 2021.

    * Concessão de 5 a 20 bolsas adicionais de PIBIC e/ou PIBII na cota da instituição, a depender do número de bolsas da IES concedidas por meio de chamadas CNPq, conforme tabela contida no Regulamento do Prêmio.

Notícias

Conheça os vencedores da 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou os vencedores do 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. Atribuído anualmente, o objetivo do Prêmio é reconhecer os bolsistas de iniciação científica e tecnológica que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.


CNPq lança 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

Para cada uma das categorias - Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica - serão premiados até três bolsistas, sendo um para cada grande área do conhecimento - Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.


Vencedores do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou nesta quinta, 3, durante a 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o resultado do 17º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica - Edição 2019.


Inscrições abertas para Prêmio de iniciação científica e tecnológica

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu as inscrições para a 17ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica esta semana.O Prêmio é atribuído em três categorias: Bolsista de Iniciação Científica, Bolsista de Iniciação Tecnológica e Mérito Institucional.


SBPC 2018 - CNPq e o incentivo aos jovens na ciência

Na manhã da quarta-feira, 25, na EXPOT&C da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC), a importância do incentivo aos jovens na ciência como ferramenta de transformação social foi tema de palestra organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).