HISTÓRICO

A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação, em 1951. O principal objetivo da bolsa era, inicialmente, despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados. Atualmente, a Iniciação Científica e Tecnológica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente e por quotas ao pesquisador PQ.

Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC-Af, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico - PIBITI. Os programas por quotas ao pesquisador são Iniciação Científica - IC e Iniciação Tecnológica Industrial - ITI. Os programas voltados para os estudantes do Ensino Médio e Fundamental são: a PIC-OBMEP, o IC-Jr/FAPs e o PIBIC-EM.

Para reforçar estas ações, o CNPq criou em 2003 o "Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica" com os objetivos de premiar os trabalhos de destaque entre os bolsistas de Iniciação Científica do CNPq, considerando os aspectos de relevância e qualidade de seu relatório final de pesquisa, bem como premiar as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que contribuíram de forma relevante para o alcance das metas do Programa.

O Prêmio foi ampliado em 2012, quando passou a ser denominado "Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica", alinhado com as prioridades governamentais de incentivo à inovação tecnológica. Para tanto, foi criada uma nova categoria, denominada "Bolsista de Iniciação Tecnológica", compreendendo bolsistas do PIBITI e ITI. Em 2013, os bolsistas do PIBIC-Af também participam do Prêmio.

A partir da edição de 2013, o Prêmio é entregue na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) proporcionando, assim, maior visibilidade, notadamente, junto à comunidade acadêmica e aos universitários brasileiros.

A partir da edição de 2014 as coordenações do PIBIC, PIBITI e as instituições de pesquisa indicarão para concorrer à "etapa nacional" os bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que apresentaram os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas jornadas, salões ou seminários realizados nas instituições de ensino e pesquisa no 2º semestre de 2014. Caso a instituição não realize estes eventos, deverá receber as inscrições dos bolsistas e selecionar os melhores relatórios por meio de um comitê interno de seleção e encaminhar ao CNPq.

Para a edição de 2015 foram incluídas algumas novidades:

  •   Nas categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica poderão ser indicados bolsistas do CNPq que tenham desenvolvido projetos no período de 1º de agosto de 2014 a 31 de julho de 2015, mesmo que não haja a continuidade da bolsa para o próximo período (1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2016).

  •   O prazo limite para que o agraciado com o prêmio solicite a bolsa de mestrado passa a ser de 24 meses, contados a partir da cerimônia de entrega do Prêmio.

  •   A formatação do relatório do bolsista para apresentação ao Prêmio é a seguinte:

Relatório do bolsista (relativo ao período de 1 de agosto de 2014 a 31 de julho de 2015), com no máximo 25 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12, espaçamento 1,5, contendo:

- Título do trabalho;

- Nome, e-mail e telefones do bolsista;

- Nome, endereço, telefone, e-mail da Instituição de vínculo da bolsa;

- Nome, e-mail e telefones do professor orientador;

- Resumo;

- Apresentação (introdução, justificativa e objetivos);

- Desenvolvimento (metodologia e análise);

- Conclusão (resultados da pesquisa), e

- Referências bibliográficas

 

O Prêmio conta com a parceria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Obs: As informações sobre os Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq , encontram-se no endereço: www.cnpq.br/web/guest/piict

DESTAQUES

  • 13ª Edição

    Conheça os vencedores da 13ª Edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

  • Cartaz e Folder

    baixe aqui o cartaz e folder de divulgação da 12ª Edição do Prêmio

  • 12ª Edição

    Conheça os vencedores da 12ª Edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica